quinta-feira, 13 de maio de 2010

Polícias do Mundo?

Os Estados Unidos da América como polícias do mundo? Ora, que exagero! Digamos apenas que são... não,não encontro um eufemismo para controladores do planeta.
Seria preciso um grande eufemismo, se não vejamos: desde a Primeira Guerra Mundial que os EUA são isso mesmo - os verdadeiros controladores do mundo, se bem que houve alturas em que dividiu o epíteto.

Não será difícil comprová-lo:
  • no início do século e com a Europa em guerra, a indústria cresceu abruptamente, os mercados cresceram e a economia floresceu, fazendo dos norte-americanos os senhores do mundo. Tanto que, quando a grande crise os ataca, ataca todos.
  • com a supremacia económica assegurada, vem a Segunda Grande Guerra e o panorama muda ligeiramente, mas agora veio um outro controlo: politico-militar - vem a ONU, vem a NATO, vieram todos os acordos políticos que estabeleceram relações entre os EUA e tantos outros países, que acediam aos "cordiais pedidos" dos senhores americanos. Não chegaram os Açores a funcionar como base militar americana aquando da Guerra Fria? E não é a NATO nada mais, nada menos, do que uma desculpa para ter aliados nas suas guerras?
Quando a URSS passa a ser apenas a Rússia, o gigante vermelho cai, ficam apenas as estrelas e as riscas para coordenar este mundo. Olha que inconveniente!

Hoje, os EUA, digam o que disserem, continuam a ter a maior economia à escala mundial, continuam na vanguarda - mesmo que comecem a ser ultrapassados pelos países do Oriente - e continuam a mandar em nós.
Bolas, grande parte da música que oiço é americana! Os filmes que considero geniais são americanos! A roupa que visto, a comida que como, o café que bebo, é americano! E o mais engraçado é que está tão impregnado em mim que não o consigo evitar! Até o símbolo do Sport Lisboa e Benfica me faz lembrar a America!



Digam-me, por que é que têm de ir Britânicos e Portugueses lutar numa guerra que não é sua? Por que é que nos importamos mais com as eleições americanas do que com as nossas? Por que é que vibrámos com a eleição do Obama e não fazemos nada para tirar o Socrates de onde está? Por que é que até o Benfica tem um símbolo tão semelhante a um americano, que apareceu cento e tal anos antes?

Ahhh Benfica, até tu te deixas cair nas teias do grande monstro americano...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Crónicas à minha História