Vejamos os meus resultados:
Televisão Samsung. Local de origem: Coreia do Sul.
iPod Nano. O ex libris americano, com design americano e fabrico... chinês.
Computador Fujitsu. Local de origem: Japão
Estes são os que mais utilizo. Juntamente com estes, também a bateria do meu telemóvel foi fabricada na China, o computador do meu irmão é igualmente de marca japonesa, tal como o ar condicionado que decidiram comprar. Resumindo: a maior parte dos aparelhos electrónicos que tenho em casa são fabricados (se não mesmo de marca) na Ásia Oriental.
Mais do que meramente tecnológica, mas também económica, começando a fazer frente aos americanos.
Pensem um pouco... Qual é hoje o destino turístico mais cobiçado, o mais caro e objectivo de todos aqueles que querem umas férias paradisíacas?
O Dubai! Esta pequena cidade é já umas das maravilhas do mundo tecnológico.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiWweSHlvnGQ4ysGFwlRumps6S-gfwEEeXKOk8YMTZZutUcDcuueexmupUCLiFXLMDzXDCQkIJ3-pDd33koIh0F2s8jQoUcPe09thuCSxjKH4GDGj04xEeLSP1Fyke3rxhQIoLLret2GPv4/s400/DUBAI_MAPA_2.jpg)
Tudo começou no Japão, que, com o apoio dos EUA (claro está) se tornou numa potência capitalista e desenvolveu a sua indústria e economia. O sucesso foi tal que vieram logo outros tantos países que almejavam um sucesso como o japonês, e nunca mais pararam. À custa dos sacrifícios de um povo habituado a trabalhar muito e a receber pouco, a tecnologia de ponta passou a ser fabricada neste continente segundo um mote comum: o melhor produtos ao menor preço. Na verdade, os seus produtos são realmente os melhores e a mão-de-obra é de tal modo barata (mesmo que tornassem a população qualificada através da educação, os salários continuavam mínimos) que passaram a inundar o mercado mundial.
Hoje, as etiquetas de todo o tipo de produtos têm algo escrito, do género "Made in Singapore", "Main in China", "Made in (inserir país asiático aqui)".
Até este brinquedo (ao lado)
, de um conhecido filme da Disney, descobriu, com tristeza (pois pensava que era um ranger do espaço a sério!) que tinha escrito no seu braço "Made in Taiwan".
![](http://blog.sellsiusrealestate.com/wp-content/uploads/2006/05/buzz.jpg)
E se na China tudo começou um pouco mais tarde, talvez tenha sido o caso de maior sucesso.
Com uma abertura gradual ao capitalismo, consegue hoje ser uma das maiores potências a nível comercial no mundo!
Os produtos chineses estão por todo o lado!
Eu tenho na minha zona cerca de 3 lojas de produtos chineses (este é o meu eufemismo para a muito mais conhecida expressão "Loja dos chineses") num raio de 10 metros de distância cada uma!
A China peca apenas por uma coisa: não dá condições de vida à sua população. Por muito que gabem o desenvolvimento testemunhado, quando mantêm uma população que não tem sequer satisfeitas as necessidades básicas de sobrevivência, de que serve o desenvolvimento? É um pouco como dizer que Portugal era um país rico na época de Salazar porque tinha os cofres cheios.
O investimento chinês é louvável, todas as medidas realizadas para este desenvolvimento são notáveis, mas quando temos empresas e empresas a mudarem-se para a China para produzirem os mesmos produtos a um menor preço e vendendo, se for preciso, a um custo mais elevado do que aquele que praticavam anteriormente para obter lucro, apenas porque a mão-de-obra é altamente produtiva e barata, há qualquer coisa que está mal! Bolas, trabalhar 11 horas por dia por uns meros 0,60 euros por hora...
É por estas e por outras que tenho a casa repleta de produtos asiáticos. E só vi os tecnológicos! Se for a ver a roupa, talvez me assuste um pouco mais...
Sem comentários:
Enviar um comentário
Crónicas à minha História