terça-feira, 20 de outubro de 2009

Vanguardismos e artes

Apenas dois manifestos, manifestados por mim porque me tocaram especialmente:
Franz Marc, Grandes Cavalos Azuis, 1911

É quase como que poético. É harmonia. É algo.


Salvador Dali, Sonho Causado Pelo Voo de Uma Abelha em Torno de Uma Romã um Segundo Antes de Acordar, 1944 (pegando no exemplo visto na aula)

E é nesta parte que me permito discordar da a opinião do professor.
Porque aqui nada há mais do que o puro sonho: o sonho com os vários mundos, novos mundos inexistentes aparentemente. Para além disso, é um caminho, um caminho percorrido até chegar a algo de novo e inesperado.
Considero a pintura de Dali realmente impressionante, não só pela nitidez concedida ao sonho, ao real irreal, mas por toda uma viagem a um mundo completamente novo.
Na minha humilde opinião, trata-se exactamente disso: uma viagem por mundos idealizados, a uma mente puramente fantasiosa, que podia ser a de qualquer um.
A minha é um pouco assim. Sou o tipo de pessoa que pensa ser possível um tigre estar dentro de outro tigre, que está dentro de um peixe, que está dentro de uma romã; ou relógios que derretem; ou uma panafernália de animais transportadores de edifícios que conseguem chegar às núvens.
Mas isso sou só eu.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Crónicas à minha História