domingo, 14 de fevereiro de 2010

OTAN's e NATO's

A minha opinião divide-se quando se fala de organizações como a NATO, organizações militares que fazem um país entrar em guerra quando nada tem a ver com o conflito em causa.
Na altura fazia sentido: estávamos protegidos em caso de uma guerra que parecia eminente! Para um país tão pequeno, precisávamos de protecção, principalmente se tinhamos do nosso lado gigantes como os Estados Unidos da América.
Hoje, tendo em conta a conjuntura internacional actual, a História e toda a mentalidade de uma sociedade ocidental e oriental, não sei se tal organização militar seja necessária, ou pelo menos tão benéfica para o Mundo em geral - a ideia de apoio militar mútuo quase obrigatório dentro de quase 30 países.

Pode ser só uma visão desconectada do Mundo, mas não considero nada benéfica uma organização que implica, logo desde o início uma guerra mundial! Sim, mundial, tendo em conta que, se agora alguém declarasse guerra aos EUA, 27 países entrariam em guerra juntamente com os implicados, que com certeza também terão os seus aliados. Não seria sinónimo de uma guerra mundial?!
Benefícios? Talvez tenha os seus benefícios. A grande questão que me ponho agora não é se tem benefícios ou não, mas apenas se hoje faz sentido existir tal organização, que nos poderá levar a um conflito mais alargado.
E não me venham com moralismos: a guerra fria acabou, mas parece que, mais do que nunca, uma guerra parece estar eminente! Ora seja porque querem petróleo, ora porque têm petróleo, ora porque andam cá e lá e não sabem para onde ir, mas sim o que querem: poder político e monetário!

Eu falo por mim, que não tenho qualquer tipo de problema de consciência, mas deve pesar, pelo menos um pouco, saber que temos no Afeganistão soldados portugueses, não só a lutar uma batalha que não lhes diz respeito, como ainda por princípios totalmente falsos - porque continuo sem conseguir acreditar que o verdadeiro interesse dos americanos seja instalar a democria. Mas essa é outra história, que não interessa para esta (pelo menos por agora).

A questão está levantada. E posso estar enganada; acontece imensas vezes. Graças a Deus, ainda não em tiraram o direito de questionar o poder instuído. Como tudo anda, não deve faltar muito, deixei-me aproveitar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Crónicas à minha História